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O Solfejo do Objeto Sonoro – 18
SCHAEFFER, Pierre & Guy Reibel. Solfège de l’Objet Sonore. Paris: Editions du Seuil, 1966. (tradução portuguesa de António de Sousa Dias, 2007).
CD 3 31 3 notas tónicas de origem instrumental: N’, N, N"
depois a segunda linha: X’, X, X", ou seja [1] impulso complexo, [2] massa complexa formada contínua, [3] massa complexa formada iterativa:
CD 3 32 3 notas complexas de origem instrumental: X’, X, X"
e finalmente, a última linha: Y’, Y, Y", [1] impulso variado, [2] massa variada formada contínua, [3] massa variada formada iterativa:
CD 3 33 3 notas variadas de origem instrumental: Y’, Y, Y"
Agora o mesmo quadro, preenchido com objectos musicais retirados do piano preparado, ou manipulados após a gravação:
CD 3 34 3 notas tónicas de piano preparado: N’, N, N"
CD 3 35 3 notas complexas de piano preparado: X’, X, X"
CD 3 36 3 notas variadas de piano preparado: Y’, Y, Y"
Agora, ainda mais afastados da construção de instrumentos tradicional, sons de origem concreta que correspondem às mesmas nove casas tipológicas. Para já, o impulso tónico [N'], tónica formada [N], tónica iterativa [N"]:
CD 3 37 3 notas tónicas de origem concreta: N’, N, N"
impulso complexo [X'], massa complexa formada contínua [X], massa complexa formada iterativa [X"]:
CD 3 38 3 notas complexas de origem concreta: X’, X, X"
impulso variado [Y'], massa variada formada contínua [Y], massa variada formada iterativa [Y"]:
CD 3 39 3 notas variadas de origem concreta: Y’, Y, Y"
E finalmente, o mesmo quadro para sons de origem electrónica:
CD 3 40 3 notas tónicas de origem electrónica: N’, N, N"
CD 3 41 3 notas complexas de origem electrónica: X’, X, X"