+

O Solfejo do Objeto Sonoro – 18

SCHAEFFER, Pierre & Guy Reibel. Solfège de l’Objet Sonore. Paris: Editions du Seuil, 1966. (tradução portuguesa de António de Sousa Dias, 2007).

Páginas:     1    2    3    4    5    6    7    8    9    10    11    12    13    14    15    16    17    18    19    20    21    22

 

<< PÁGINA ANTERIOR         CD 3, EXEMPLOS 31 a 41         PRÓXIMA PÁGINA >>


CD 3 31     3 notas tónicas de origem instrumental: N’, N, N"

depois a segunda linha: X’, X, X", ou seja [1] impulso complexo, [2] massa complexa formada contínua, [3] massa complexa formada iterativa:

 


CD 3 32     3 notas complexas de origem instrumental: X’, X, X"

e finalmente, a última linha: Y’, Y, Y", [1] impulso variado, [2] massa variada formada contínua, [3] massa variada formada iterativa:

 


CD 3 33     3 notas variadas de origem instrumental: Y’, Y, Y"

Agora o mesmo quadro, preenchido com objectos musicais retirados do piano preparado, ou manipulados após a gravação:

 


CD 3 34     3 notas tónicas de piano preparado: N’, N, N"




CD 3 35     3 notas complexas de piano preparado: X’, X, X"




CD 3 36     3 notas variadas de piano preparado: Y’, Y, Y"

Agora, ainda mais afastados da construção de instrumentos tradicional, sons de origem concreta que correspondem às mesmas nove casas tipológicas. Para já, o impulso tónico [N'], tónica formada [N], tónica iterativa [N"]:


CD 3 37     3 notas tónicas de origem concreta: N’, N, N"

impulso complexo [X'], massa complexa formada contínua [X], massa complexa formada iterativa [X"]:


CD 3 38     3 notas complexas de origem concreta: X’, X, X"

impulso variado [Y'], massa variada formada contínua [Y], massa variada formada iterativa [Y"]:


CD 3 39     3 notas variadas de origem concreta: Y’, Y, Y"

E finalmente, o mesmo quadro para sons de origem electrónica:


CD 3 40     3 notas tónicas de origem electrónica: N’, N, N"




CD 3 41     3 notas complexas de origem electrónica: X’, X, X"



<< PÁGINA ANTERIOR                           PRÓXIMA PÁGINA >>