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Gamelão Javanês Virtual

Construção de um Gamelão Javanês virtual no ambiente de programação visual Pure Data, exequível em tempo real via computação física

 
Orientador

 
Discente orientando

 

Resumo: o mundo ocidental tem se maravilhado com as sonoridades exóticas do Gamelão, a orquestra de metalofones típica das ilhas de Java e Bali na Indonésia, desde a passagem de Sir Francis Drake por Java em 1580. Para o Ocidente, a exposição de diversos compositores europeus ao Gamelão desde o final do século XIX praticamente reorientou os rumos da música ocidental. Entre as características mais marcantes e sedutoras do Gamelão está o timbre ligeiramente inharmônico de seus gongos, os intrincados esquemas e padrões rítmicos das composições javanesas e balinesas, além da estrutura única do próprio sistema musical javanês. A prática do Gamelão no ocidente tem servido de maneira importante para atividades de musicalização, segundo a metodologia da bi-musicalidade, além de se configurar uma importante plataforma de experimentação para criadores musicais, quer na emulação e estudo dos estilos tradicionais javaneses, quer na elaboração de novas criações, amalgamando diversos estilos novos e tradicionais tanto ocidentais como orientais. Dada a inexistência de grupos de Gamelão no Brasil e a dificuldade e custo de aquisição de instrumentos indonésios no Brasil, uma solução de implementação virtual computacional de uma destas orquestras pode ser importante para estimular o conhecimento, difusão e desenvolvimento da prática do Gamelão no Brasil, com seus benefícios educacionais e criativos. Esta pesquisa, realizada entre 2010 e 2011, iniciou seus trabalhos com estudos sobre a Música Javanesa e Balinesa, seu sistema musical, sua organologia e sua prática de execução musical. Concomitantemente, foi realizada a edição e pós-produção de amostras sonoras de metalofones, xilofones e membranofones javaneses de um gamelão real, pré-gravadas pelo orientador do projeto em 2005 nos Estados Unidos. Após estas etapas iniciais foram pensadas as arquiteturas e implementadas as construções de interfaces físicas homem/computador para a execução em tempo real dos instrumentos musicais virtuais.

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