Emanuel Vasconcelos
Formado no Curso de Graduação em Música, com habilitação em bacharelado em Composição, pela Universidade Estadual de Maringá. Durante os anos de 2006 a 2009 fez parte da Orquestra Filarmônica do Cesumar e durante os anos de 2009 a 2010 fez parte da Orquestra de Câmara do Departamento de Música da Universidade Estadual de Maringá, atuando como Violinista em ambas. Durante os anos de 2008 e 2009, foi aluno de violino na classe do Prof. Esp. Marcos De Lazzari. Desde 2009 é membro da equipe do Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora (LAPPSO-UEM), coordenado pelo Prof. Dr. Marcus Alessi Bittencourt e pelo Prof. Dr. Rael Bertarelli Gimenes Toffolo. Como pesquisador realizou três projetos de pesquisa (sendo dois deles com bolsa da Fundação Araucária - Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná sob a orientação do Prof. Dr. Marcus Alessi Bittencourt e tem a ênfase de seu trabalho voltada ao estudo de Composição Musical, Teoria e Análise Musical, Harmonia, Computação Musical, Música Contemporânea, Música Acusmática e Música Eletroacústica. Através da Computação Musical criou, juntamente com seu orientador Professor Dr. Marcus Alessi Bittencourt, o software Virtual Gamelan que possibilita um trabalho com uma orquestra virtual de Música Javanesa. Como compositor, dedica-se a composição instrumental, possuindo obras para as seguintes formações: Orquestra Sinfônica, Orquestra de Cordas, Grupos de Câmara com as respectivas formações (violino, violoncelo e piano), (flauta, violino e tuba) e (flauta, tuba, violino I, violino II, viola e piano), Canto Coral, Piano Solo, Violino Solo, Dueto de Violinos e Voz e Piano. Tem peças executadas pelos integrantes do grupo Ad Libitum. Em 2012 foi monitor das seguintes disciplinas na graduação: Contraponto, Harmonia I, Harmonia II, Análise I, Análise II e Laboratório de Produção Sonora.
Projetos de Pesquisa
- PIC 2011/2012.
O Primeiro movimento da Sinfonia nº4 em Fá menor, Op. 36, de Piotr Ilitch Tchaikovsky: estudo da mutação da Forma Sonata Clássica adaptada ao Tonalismo Expandido. - PIBIC 2010/2011 com Bolsa da Fundação Araucária.
Construção de um Gamelão Javanês virtual no ambiente de programação virtual Pure Data, exequível em tempo real via computação física. - PIBIC 2009/2010 com Bolsa da Fundação Araucária.
O Processo Criativo e a Linguagem Musical do Compositor Pierre Henry, analisados através de sua obra Apocalypse de Jean, de 1968