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A forma sonata na Quarta Sinfonia de Tchaikovsky

O Primeiro movimento da Sinfonia No.4 em Fá menor, Op. 36, de Piotr Ilitch Tchaikovsky: estudo da mutação da Forma Sonata Clássica adaptada ao Tonalismo Expandido

 

Discente de graduação

Orientação


Resumo: esta pesquisa pretende estudar a mutação da forma sonata clássica adaptada ao tonalismo expandido, como trabalhada pelo russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, compositor do período romântico da história da música que viveu entre 1840 e 1893. O trabalho de pesquisa será realizado através da leitura e fichamentos de fontes bibliográficas importantes de estética, análise, harmonia e estruturação musical, além de fontes históricas, biográficas e artigos científicos. Como objeto de estudo será escolhido, como foco de análise e observações, o primeiro movimento da Sinfonia nº4 em Fá menor, Op. 36, composta entre 1887 e 1888. Esta composição configura-se uma escolha excelente para uma pesquisa sobre os processos composicionais do tonalismo expandido e a linguagem musical do compositor em questão, pois essa obra faz parte da segunda geração de sinfonias de Tchaikovsky, sendo uma obra madura, trabalhada com a técnica composicional do tonalismo expandido, adaptado a um melodismo eslavo e à forma sonata clássica. A análise será embasada nos fundamentos composicionais da forma sonata formulados por Arnold Schoenberg e Charles Rosen, na harmonia funcional de Hugo Riemann, sob a revisão simbológica de Bittencourt, e nos apontamentos fornecidos pelo próprio Tchaikovsky em suas cartas escritas e em suas biografias.

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