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The Joystick Hexagon

Introdução

Esta peça de software, programada por Marcus Alessi Bittencourt em 2013 no ambiente visual de programação Pure Data, permite a espacialização ao vivo em seis canais de matrizes sonoras estéreo por meio da interface de um joystick de Playstation 2, que controla em tempo real todos os aspectos da espacialização. O campo hexafônico inclui dois alto-falantes principais (left, right), dois alto-falantes laterais (side-left, side-right) e dois alto-falantes traseiros (back-left, back-right), para os quais são roteados os canais estéreo da obra a ser espacializada de acordo com os gatilhamentos efetuados pelo projecionista por meio do joystick, o que simplifica enormemente a tarefa de espacialização, que é usualmente realizada por meio de uma mesa de som, de uma maneira extremamente pouco eficiente e muito complicada do ponto de vista do uso da intuitividade que é comum aos músicos. O sistema permite a rotação individual dos canais originais através do campo hexafônico, utilizando também um algoritmo de surround para criar um terceiro canal que pode ser projetado em posição oposta à dos dois canais principais.

Questões técnicas

O software necessita do ambiente Pure Data para ser executado (versão 0.41 no mínimo ), com as bibliotecas usuais da versão pd-extended mais a biblioteca ZOOexternals também criada por Marcus Bittencourt e incluída na tarball deste software.