+

Lork

 "Orquestra de Notebooks"

As Orquestras de Notebooks (ou lorks, do original em inglês) têm sido uma tendência crescente em meio ao cenário musical contemporâneo. Devido à natureza desta formação, o computador/notebook passa a ser tratado mais como um instrumento (dentro da abordagem schefferiana), permitindo que sua grande maleabilidade em termos de produção sonora seja mais orgânica e humana.

Tal formação tem sido usada com uma série de objetivos, dentre eles:

  • Uma introdução a computação musical.
  • Performance de uma música acusmática mais "humana".
  • Instalações artísticas.

Uma prática cada vez mais estabelecida na América do norte e Europa, as lorks ainda não encontraram um espaço significativo no Brasil. Baseado no trabalho feito em Stanford e Princeton, locais onde os primeiros grupos desse tipo foram concebidos, começamos uma pesquisa para implementar esta formação no Lappso.

Software

O grupo funciona como um laboratório, onde os alunos/integrantes aprendem as bases do áudio digital, e computação musical. Para isso, utilizamos os softwares Pure Data, uma ambiente e linguagem de programação sob o paradigma de fluxo de dados para síntese em tempo real, e SuperCollider; um ambiente e linguagem de programação para síntese de áudio em tempo real e composição algorítmica. A escolha por estes softwares se da pelo fato de serem código aberto, possuírem ampla documentação, suporte, e uma grande comunidade online.

 

Wellington E. Alves Rael B. G. Toffolo Orquestra de Notebooks