Renato Segati de Moraes
Iniciou seus estudos aos 14 anos, com seu avô Onofre Lazaro de Moraes, em Maringá. Seu primeiro instrumento foi o saxofone alto, com o tempo obteve contato com outros instrumentos, tais como, clarinete, flauta doce, flauta transversal e tuba (seu instrumento principal).
Graduando em Música com habilitação em Educação Musical pela Universidade Estadual de Maringá, hoje participa de alguns grupos musicais na cidade de Maringá, como a Orquestra da Universidade Estadual de Maringá, Banda Marcial Música sem Fronteiras, Orquestra de Flautas da UEM e o Grupo Ad Libitum. Participou de outros grupos, entre eles a Orquestra Filarmônica Cesumar e Banda Municipal de Maringá. Seu atual professor de tuba é Neilson de Jesus, primeiro trombonista da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina.
Sua identificação com a composição musical veio muito antes de seu ingresso na Universidade, mas foi no ambiente acadêmico que a mesma tomou um rumo mais objetivo em sua vida musical, centralizando assim seus estudos nessa área. Com o Grupo Ad Libitum, algumas de suas primeiras peças foram executadas, assim surgiram-se outras oportunidades, uma dessas foi no I Festival Intercultural de Maringá (2011), em que sua peça Abstração Op.03 foi executada pela orquestra de flautas formada no festival e, no dia 15/03/2012 em Maringá, a Camerata Luzamor executou sua peça Translação Op.02 para orquestra de cordas.
Participou de festivais como a ABEM Nacional (Associação Brasileira de Educação Musical - 2009), Projeto Connect: Criação Musical Coletiva e Desenvolvimento em Líderes Musicais (com o educador musical inglês Robert), EPEM (Encontro de Pesquisa em Música – 2009), Utilização de Software Livre para a Constituição da Infra-Estrutura de Estúdios de Criação Musical (UEM – 2009), Festival da ABRAF (Associação Brasileira de Flautistas - 2010). Em 2011 participou do II Colóquio de Composição e Criação Musical - LAPPSO, UEM, com Rodolfo Caesar, Rael Bertarelli Gimenes Toffolo e Marcus Alessi Bittencourt.
Em 2012 recebeu o prêmio como um dos ganhadores de melhor composição do XVII Concurso OSPA para Jovens Solistas, Regentes e Compositores.
Composições
- Composições para o grupo Ad Libitum
Atirei o Pau no Gato (2011)
Desforma - Cinco Fragmentos (2011)
Trio No.1 (2010)
- Composições para outras formações
(2011)
Abstração Op.03 - orquestra de Flautas
Brass March Op.03 - banda de metais
Concerto n°2 para Tuba e Piano Op.02
Fantasia Sinfônica n°1 Op.02 - orquestra de metais
Híbrido Op.04 - Flauta, Violino, Cello e Piano
Shyness - Piano solo
Suíte para Orquestra de Câmara, cinco estágios
(2010)
Estudo n°1 para Trombone, Trombone Baixo e Tuba
Estudo n°2 para Trombone, Trombone Baixo e Tuba
Romance n°1 para Tuba, Trombone Baixo e Piano
Sol da Caatinga, fantasia nordestina para Piano
Tango n°1 para Piano
Translação Op.02 - para orquestra de cordas
(2009)
Concerto n°1 para Tuba e Piano Op.1
Fantasia em três Momentos para Violino e Piano
Fantasia n°1 para Piano
Suspensos - Coro e Solistas