IC de Caio Pierangeli
Live Electronics: Histórias, técnicas e estéticas
Orientador: Prof. Dr. Rael Bertarelli Gimenes Toffolo (DMU-CCH)
Aluno: Caio Tikaraishi Pierangeli
Resumo
Neste projeto, apresentamos uma descrição da historia do desenvolvimento de uma das vertentes da música eletroacústica denominada Live Electronics. Tal vertente caracteriza-se pelo uso de sons instrumentais ou eletrônicos mas que são produzidos durante a própria performance e não pré-gravados. Os sons são transformados ou gerados durante a própria performance utilizados diversos tipos de aparatos eletro-eletrônicos, Uma vez que o Live Electronics é um tipo de obra que se utiliza de novas tecnologias ainda em processo de consolidação no campo da composição e da performance deparamo-nos com a escassez de bibliografia organizada no ponto de vista histórico e estético. Portanto, para tal tarefa, realizamos um levantamento bibliográfico nos principais periódicos especializados como o Computer Music Journal, Contemporary Music Review e livros desta área, afim de verificar como os compositores têm descrito suas práticas composicionais nessa vertente. Também realizamos entrevistas com os principais compositores brasileiros que se dedicam a esse tipo de prática. Com esse levantamento obtido em fontes primárias, pretendemos apresentar um panorama da atual situação da composição do tipo Live Electronics no Brasil, abordando as principais técnicas composicionais utilizadas e principais características estéticas que demarcam esse tipo de produção, no intuito de desenvolver tal taxonomia dos principais tipos de processamento de áudio que propiciam a emergência de diferentes poéticas composicionais.
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